portherculemonaco

Um dos pontos mais fotografados do principado, junto com o Cassino de Monte Carlo, o Port Hercule (Porto Hércule) é uma das principais atrações de Mônaco.

O maior porto do país e também o mais profundo da Riviera Francesa é uma marina natural localizada ao pé do rochedo.

Com iates e embarcações de luxo atracados, a vista já encanta pela beleza e pelo glamour do local. Para os turistas, a região é recheada de opções, como restaurantes, lojas e para a vida noturna, bares e baladas.

Neste mês de setembro, um dos mais luxosos eventos que acontece no principado, o Mônaco Yatch Show será realizado do dia 28 de setembro até o primeiro dia do mês de outubro. Cerca de 100 iates ficam expostos para profissionais do segmento e também interessados que cercam o Port Hercule.

Com aproximadamente 580 empresas expositoras e parceiros, as principais marcas de iates do mundo apresentam as novidades para a edição. Para o ano de 2016, cerca de 40 novos iates serão exibidos.

Uma curiosidade do local, é a tradição religiosa da Santa Devota. A lenda conta que no século IV, Devota, jovem cristã de Córsega morreu na época dos imperadores Diocleciano e Maximiano. E seu corpo foi roubado por fiéis na noite seguinte e transportado de barco, chegando até o porto de Mônaco e escondido na capela “dos Gaumates”.

Um ladrão roubou as relíquias da capela e pescadores o capturaram e queimaram o navio em que fugia.

Diz a lenda que a Santa Devota protegeu o principado de invasões e na guerra contra os genoveses em um período de seis meses, se tornando a padroeira de Mônaco.

A tradição desde 1874, perpetuou-se até os dias de hoje, quando em Port Hercule, todo dia 27 de janeiro, a família real se reúne no porto para queimar um navio, em alusão a captura dos pescadores, em frente ao vale de Gaumattes, em comemoração a defensora do país.

Hoje em dia, a capela onde seu corpo foi escondido, se tornou a Igreja Santa Devota, sendo um santuário de Mônaco.

Port Hercule é muito mais que um porto

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *