Os vikings eram um povo originário da Escandinávia, que realizavam excursões em seus navios-dragão em várias regiões da Europa entre os séculos 9 e 11. De fato, eram guerreiros. Mas é possível descobrir mais sobre eles, que tiveram suas habilidades comprovadas em artefatos descobertos durante os anos como ótimos comerciantes e artesãos.

vikingnoruegaEles também eram conhecidos como os contadores de histórias da Europa. Suas sagas nórdicas continuam fascinando o público hoje em dia.

Essa cultura nórdica ainda ganha muito destaque entre os viajantes. Para os que desejam aprender e conhecer um pouco sobre como era o dia-a-dia dos vikings, é possível vivenciar essa experiência e passar um dia como os vikings na Noruega.

O Museu dos Barcos Viking (Vikingskipshuset em norueguês) localizado na península de Bygdoy, a dez minutos do centro de Oslo, conserva em artefatos históricos e originais a vida dos antigos vikings.

Na cultura dos nórdicos, quando uma pessoa falecia, seus pertences eram sepultados juntos com ela. Graças a esse hábito, muitos desses objetos foram encontrados em escavações (nos sítios arqueológicos de Tune, Gokstad, Oseberg e Bore, entre 1852 e 1904) e expostos no museu, como jóias, vestimentas, ferramentas e utensílios.

O museu também expõe dois dos mais preservados navios vikings, sendo cerca de 95% da madeira original.

Em Haugesund, região conhecida como a pátria dos reis vikings, acontece o Festival Viking, que motiva a ida de diversos turistas.

Realizado todo ano no mês de junho durante 4 dias, em uma fazenda, os costumes vikings ganham vida novamente, com pessoas vestidas a caráter, barracas com mercadorias típicas, comida e muita música. No decorrer do festival, barracas vendem produtos da época, feitos por artesãos e guerreiros aparecem encenando batalhas vikings.

Mais ao norte, mais precisamente em Lofoten, o Museu Histórico de Lofotr inclui a reconstrução da casa de um chefe viking e a possibilidade de navegar pelo famoso navio-dragão em passeios pelos fiordes noruegueses.

Há cerca de 60 igrejas na Noruega que mantém a tradição e trejeitos da antiga época nórdica.

Contradizendo diversos desenhos e gravuras já encontradas, os vikings utilizavam capacetes retos, não com chifres.

Um dia como os Vikings noruegueses

Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *